terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Passos para um financiamento Imobiliário

O que leva uma pessoa a submeter-se a um financiamento imobiliário logicamente por necessidade de obtê-lo por n motivos, como comprar um imóvel melhor!
Hoje o cliente é bem informado com a tecnologia em sua própria casa como exemplo a internet e imobiliárias com suas empresas virtual agilizando o tempo e facilitando para o cliente. Mas não tem para onde o cliente correr, com suas atividades, correria e ocupações. A não ser a um consultor imobiliário com o CRECi em uma imobiliária. O Cliente quer ser informado de todo o processo burocráticos e sanar toda suas dúvidas antes de realizar qualquer ação. E qual o primeiro passo?!

Ai chega o corretor para ajuda-lo!

Sem sombra de dúvidas o primeiro passo é perguntar por qual motivo quer vender o imóvel e se já tem outro imóvel em seus planos. Logicamente a resposta será solida ou pelo contrario muito cuidado com as emoções do cliente!!

A imobiliária nessas alturas terá o imóvel cadastrado para o perfil de outro cliente.

Captado o cliente comprador é ora do seguintes passos;

1º - Simulação

Dados pessoas básicos, renda familiar, valor do FGTS para saber a capacidade financeira e saber os valores do financiamento, de entrada, parcelas, taxa de juros, subsídio entre outras informações.

2º Análise de Crédito

Sabendo a capacidade do cliente para o financiamento preenche-se os formulários bancário unindo todas informações e documentos como exemplo, certidões, comprovante de residencia, documentos pessoais e a renda do cônjuge.

3º - O imóvel já foi encontrado...

4º - Proposta de compra

5º - Avaliação 

6º Análise Jurídica

Para garantir uma compra limpa e segura o banco faz esta analise com a documentação do vendedor e do imóvel. Para então liberar o financiamento.

7º Assinatura e registro de contrato

Não havendo restrições jurídicas na análise dos documentos e na avaliação do imóvel, o seu banco aprovará a transação e emitirá um contrato particular de compra e venda com financiamento, que tem força de escritura pública. Depois que você e o vendedor assinarem o contrato, você terá de tomar as seguintes providências imediatamente (ponha seu corretor para trabalhar):

  • Pagar o Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis (ITBI).
  • Levar o contrato para o Cartório de Registro de Imóveis para registro.

8° Passo - Liberação de recursos (Ufa...)
Concluídas as etapas anteriores você deverá enviar uma via do contrato registrado para que o seu banco libere o recurso ao vendedor. Em geral, isso é feito através de depósito em conta corrente, ordem de pagamento ou DOC, em até três dias úteis após o recebimento do contrato registrado.

9° Passo - Pegar as Chaves do Imóvel
Liberado o valor na conta do vendedor do imóvel é só pegar as chaves reunir a família e preparar a mudança.
10° Passo - Comemorar!!!
É hora de fazer aquele tradicional churrasco, chamar a família e se porventura o seu corretor tiver feito um bom trabalho poderá ser convidado.

Joás F. Silva

Nenhum comentário:

Curso Sem Mensalidade!!

Curso sem Mensalidades!!

Clique e faça a sua inscrição