sábado, 23 de junho de 2012

A FORMA CRIATIVA DE APRESENTAR UM EMPREENDIMENTO

É comum o cliente se deparar com pappers e portfólios na hora de escolher o imóvel, mas estes não atingem o público-alvo sem um bom planejamento de marketing

Para as construtoras que querem ter sucesso no mercado, aplicar um bom marketing não é mais questão de luxo, mas sim de necessidade. Como parte do conjunto de estratégias, os materiais utilizados para apresentar o imóvel, como portfólios, impressionam pela sua criatividade.
Mas até chegar na confecção dos mesmos há um grande caminho a ser percorrido. Segundo o vice-presidente do Grupo Eugênio, Cid Andrade, o primeiro passo é ter um bom entendimento do produto, com o máximo de informações possíveis. “É necessário observar, por exemplo, o que há no entorno do terreno, para apostar nos diferenciais de localização, o que tem no projeto que pode referenciá-lo no trabalho de comunicação e fazer do produto algo mais atrativo”, comenta.
Andrade explica que o próximo passo é definir para qual público se destina e o que essas pessoas estão buscando, para a partir disso, montar uma campanha com materiais para apresentar ao mercado. “Não existe um fórmula certa, são um conjunto de ações integradas com as vendas. A forma como o produto é apresentado e ganha às ruas sempre vai depender da região em que se encontra. Só possuir bons materiais para mostrar o imóvel ao cliente, sem um conjunto de ações não é suficiente,” afirma Andrade.
Luxo e simplicidade na medida certa
Após as primeiras definições acerca de quem atingir e como atingir, é necessário partir para as estratégias. O Sócio Diretor, responsável pelo planejamento e atendimento da Agência WP Criativa, Hélio Korehisa, explica que se o produto for de alto padrão, os atributos como localização e projeto são muito mais valorizados do que em produtos voltados para a classe média, aonde se valorizam mais o conceito, preço, forma de pagamento.
“Os hábitos de mídia do público de alto padrão são muito diferentes dos compradores da classe média e dos produtos econômicos, por exemplo. Um cliente alto padrão frequenta campos de golfe, viaja de helicóptero, ou seja, seus hábitos de vida, leitura e entretenimento possuem alto valor agregado. Portanto, não há como oferecer um produto para esse público com folhetos distribuídos em semáforos: ele não abre sequer o vidro, pois seu carro é blindado,” comenta Korehisa.
Korehisa também explica que o público de alto padrão requer um material mais nobre, como books e pappers, com excelente acabamento gráfico e o conceito de glamour e luxo em todas as peças. “Estas ações criam uma tradução física do que será o empreendimento e da sua futura valorização. Agora, se utilizarmos o mesmo material para um empreendimento econômico ou popular, assustará o comprador. Ele pode achar que esse produto não cabe em suas condições de compra. O acabamento é outro, a linguagem também e os apelos são outros. Não se vende um produto de R$ 5 milhões dizendo “esse você pode comprar”!
Tudo pode ser uma boa ferramenta de marketing, desde que se tenha planejamento e principalmente resultados.


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