segunda-feira, 10 de setembro de 2012
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Principais atividades de um Corretor de Imóveis
As principais atividades de um corretor de imóveis são a organização da compra, locação, permuta, venda e incorporação de imóveis e a reunião dos documentos e papéis que serão usados na negociação; apresentação de imóveis para a visitação do público, bem como do projeto desenvolvido e dos arredores do imóvel; a intermediação da negociação e a verificação da correta construção do imóvel.
O corretor pode trabalhar em empresas imobiliárias, construtoras, cartórios de registros de imóveis, leilões (empresas judiciárias), consórcios imobiliários, empresas de loteamento e planejamento imobiliário, etc.
Ao contrário de outras profissões, o salário do corretor de imóveis não é fixo, visto que é baseado em comissões. Isto equivale a dizer que o salário do corretor varia de acordo com a quantidade e o tamanho do que for vendido. Sobre as vendas judiciais o valor da comissão é de 5%, sobre um imóvel urbano, é de 6 a 8%, sobre um imóvel rural, é de 6 a 10%, e quando se trata de imóveis industriais, é de 6 a 8%.
Principais atividades
As principais atividades de um corretor imobiliário, basicamente, são:
- apresentar imóveis para visitação pública
- mostrar o projeto desenvolvido e a região ao redor do imóvel
- intermediar a negociação dos imóveis
- verificação da construção dos imóveis (checagem de bom funcionamento)
- organizar os papéis e documentos necessários durante o processo de negociação do imóvel
- organizar a compra, venda, permuta, locação e incorporação de imóveis.
Áreas de atuação
O corretor de imóveis pode trabalhar em:
- empresas imobiliárias
- empresas de classificados de imóveis
- empresas de loteamento e planejamento imobiliário
- empresas de consórcios imobiliários
- empresas judiciárias (leilões)
- cartórios de registros de imóveis
- construtoras
O profissional pode se especializar na negociação de:
- imóveis usados
- imóveis rurais
- lançamentos
- loteamentos
- administração de aluguéis
- administração de condomínios
- avaliações
- consultor (assessoria ao cliente em todas as fases da comercialização do imóvel)
- despachantes imobiliários - corretoras de imóveis
Mercado de trabalho
Para efetuar compra e venda de imóveis atualmente é sempre aconselhável a consulta de um especialista para melhores resultados. Por isso, o mercado de trabalho para corretor de imóveis encontra-se em grande crescimento e importância no país. Principalmente pelas estatísticas que mostram para este ano, grande desenvolvimento e investimentos no setor da construção civil. Com o crescimento elevado de regiões em expansão, os corretores de imóveis vêm ganhando um espaço de maior importância e influência na hora de efetuar as vendas de apartamentos, edifícios, etc. Além disso diversas novas áreas imobiliárias vêm surgindo, fazendo com que o corretor tenha inúmeras possibilidades de trabalho.
Comissões
O salário de um corretor, ao contrário de muitas profissões, não é fixo. Ele é baseado inteiramente nas comissões, ou seja, seu salário varia de acordo com o tamanho e quantidade do que for vendido.
Os valores de comissão das vendas variam de:
Os valores de comissão das vendas variam de:
- 6% a 8% sobre imóvel urbano
- 6% a 10% sobre imóvel rural
- 6% a 8% sobre imóveis industriais
- 5% sobre vendas judiciais
Informações a buscar para imóveis em lançamento
Para o imóvel em lançamento é válido consultar o registro da incorporação e ter o seu respectivo número, o memorial descritivo da obra, mapa de localização do empreendimento e do imóvel, as plantas do empreendimento e do imóvel, os prospectos, a tabela de preços, visitar o local onde o empreendimento será ou está sendo edificado em diferentes horários para conhecer a real situação da localização, circular pelo bairro, pesquisar na prefeitura se está prevista a construção de viadutos, túneis ou avenidas na região, certificar-se da data prevista para a entrega do empreendimento e conferir se são dias corridos ou dias úteis, entre outros cuidados.
Assinar:
Postagens (Atom)